sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONVERSAS







Programação da Exposição CONVERSAS para os dia 02 e 03 de abril
(todos os eventos acorrerão no Museu da Gravura de Curitiba, Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcante, 533, Centro)
 
Dia 02/04 (sábado)
15:00 - Conversa 3 com Graziela Kunsch
A artista irá expor/apresentar o Projeto Mutirão que é uma obra processual que acontece na forma de conversas/apresentações únicas e compreende uma série de excertos de A.N.T.I. cinema - vídeos formados por um único plano cada - que documenta a produção coletiva de uma outra cidade. Estes excertos podem ser entendidos como uma pequena peça de um processo maior, como um momento de lutas políticas em andamento. A cada apresentação são escolhidos excertos para mostrar e iniciar uma conversa com o público presente. Todas as apresentações são registradas e incorporadas ao trabalho, com o objetivo de repensar o papel dos indivíduos - aí incluídos os artistas - em processos coletivos, históricos e políticos.
 
16:20 - Banca de Publicações
Serão vendidas e/ou distribuídas publicações produzidas pelos artistas que participam da exposição.
A plataforma parentesis trará para a CONVERSAS todas as suas publicações, e também lançará o A2-Felipe Prando.
 
16:30 - Conversa 4 com Regina Melim, Vitor Cesar, Enrico Rocha, Graziela Kunsch, Tatiana Sulzbacher, Felipe Prando
As salas expositivas no Museu da Gravura de Curitiba serão
ocupadas por uma grande conversa que contará com a participação dos propositores dos 05 projetos que constroem esta exposição. O espaço expositivo estará ativado por questões trazidas pelos projetos, pela exposição, e outras construídas na própria conversa.
 
Dia 03/04 (domingo)
15:00 - OFICINA "Eu sou ele assim como você é ele e eu sou você e nós somos todosjuntos", com Graziela Kunsch
Para participar das mais diversas lutas políticas e articular todasessas lutas uma pessoa sozinha teria de estar em muitos lugares ao mesmo tempo. E isto é humanamente impossível. Da mesma forma que as lutas políticas são necessariamente coletivas, para o Projeto Mutirão aumentar de escala também precisará ser uma prática coletiva, ser apropriado. 
Público alvo: educadores, ativistas políticos e curiosos em geral.
Pré-requisito: participar da conversa Projeto Mutirão no dia 02/04.
 
Para mais informações escrever para felipeprando@gmail.com
 

LOCAL:Museu da Gravura de Curitiba, Solar do Barão
Rua Carlos Cavalcante, 533 - Centro - Curitiba/Pr

Sobre a exposição CONVERSAS:
A exposição CONVERSAS é uma proposição artística construída com a participação de 05 projetos – Projeto [PAISAGEM:FRONTEIRA], plataforma parentesis (coleção Conversas), BASEmóvel, Projeto Mutirão e
Conversas, como Lugar – que realizam suas exposições sob as formas de conversas e/ou publicações.
CONVERSAS é o nome da exposição, mas também é um contexto gerado pelo encontro destes projetos, e o ponto de partida para a produção de seus espaços expositivos: o Museu da Gravura de Curitiba e o JORNAL. Os propositores de cada projeto, através da realização de CONVERSAS, e a partir das mesmas, ocupam e ativam os dois espaços expositivos com as questões dos seus trabalhos, e as da exposição. 
As salas do Museu da Gravura, vazias no ato de abertura da exposição, serão ocupadas à medida que o público e/ou os projetos transformarem estas salas num espaço ativo. A exposição existirá como uma superfície aberta e distributiva, um espaço sujeito a mudanças, que não será o mesmo do primeiro ao último dia de exibição, pois será elaborado e transformado neste período.
Cada projeto, a partir do seu próprio contexto, e do gerado pelas CONVERSAS, poderá configurar o espaço expositivo de modo diferente: criar equipamentos expositivos próprios, dialogar de modo mais intenso com um e não com outro projeto, disponibilizar vídeos, publicações, textos avulsos, etc..
O JORNAL será produzido ao longo das CONVERSAS enfatizando a ideia da exposição ser não apenas um espaço de apresentação, mas também de produção de trabalhos de arte, e de outras exposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário