quinta-feira, 3 de março de 2011

Bem-vindos, calouros.

Hoje o post não é trote. Calouros vibram.

Há semanas atrás preparamos o trote através de reuniões, e-mails e discussões. Sinto não ter saído como o planejado e muitos não terem participado. Uma pena, mesmo. Mas ainda nos resta o discurso que a queridíssima Fernanda Maria esqueceu no dia. É ele quem inaugurará essa nova linha de posts que o NAVi vai assumir a partir de agora.

          "Em algum momento do ano de 2010 vocês se dedicaram aos estudos, e se estão aqui é porque se dedicaram o suficiente. É provável que vocês ainda pensem em química, física, geografia e/ou português. Falando em português.. vocês repararam no nome deste curso de graduação? Artes Visuais! Escrito no plural.
Entre vocês há aqueles que gostam de desenhar. É possível que algum de vocês escolheram este curso justamente por causa do desenho. Mas foda-se, se quiserem o diploma terão que passar por todas as outras linguagens, e se estiverem contrariados sugiro que procurem informações no curso de graduação em desenho na EMBAP. Isso também vale para aqueles que estão aqui com interesse em somente uma linguagem, como escultura, gravura, pintura e/ou fotografia. Por que digo isso? Porque agora vocês estão na faculdade, e isso quer dizer que vocês têm o mínimo de instrução pra saber que esta instituição é mantida por recursos públicos, e que vocês não têm o direito de desperdiçar o dinheiro aqui investido. E por que digo isso? Porque até o final do primeiro mês letivo ao menos um de vocês irá desistir do curso. E porque até o final do primeiro ano ao menos 5 de vocês terão desistido, até que no ano da formatura apenas 15 pessoas se graduem, isso sendo otimista.
Entre vocês há aqueles que têm uma visão clássica sobre o que é desenho, e que esperam que o professor os ensine a desenhar. Esperam que o professor os ensine a maneira correta de segurar e apontar o lápis, a inclinação certa de colocar a ponta do grafite sobre o papel, a pressão adequada a exercer ao fazer uma linha. Esperam que o professor ensine em quais circunstancias usar o 2H, HB, 2B e 6B. Mas isso não vai acontecer. E se isso lhe causou decepção, reveja seus conceitos, talvez esteja no lugar errado. Ah, isso também vale para as outras linguagens.
Noites em claro aguardam vocês, acompanhadas de um grande cansaço físico e mental. Por isso sintam-se avisados, isso aqui não é um curso de pintura em pano de prato, então não reclamem, foi uma escolha de vocês, e poderia ser bem pior. E lembrem-se, vocês estão na faculdade e não no American Pie.
Não levem pro lado pessoal, mas nós não nos conhecemos, logo.. não gostamos de vocês! Sim, faz parte do nosso papel sermos maus, mas ao contrario do que possa parecer, não somos. Por isso, hoje vocês terão a oportunidade de conquistar nossa empatia, mas tudo depende de vocês. E lembrando, não vale a pena fazer inimizades no primeiro dia de faculdade, ainda mais com pessoas que já passaram por tudo que vocês irão passar. Pessoas que têm contatos e manhas."

Enfim, apesar das brincadeirinhas (que foram poucas, pouquíssimas) queremos que vocês se sintam a vontade para perguntar qualquer coisa, conversar sobre qualquer assunto, convidar, aceitar convites e tudo mais. Somos veteranos bons, MUITO BONS por sinal (entendam como quiser) e estamos aqui pra qualquer coisa, ou não.
Vocês que vieram de outra cidade também não se acanhem, muitos de nós já passamos por isso e sabemos como é difícil essa nova vida.
Também queremos alertar que vocês estão em uma faculdade de ARTES. Aproveitem tudo, todas as oportunidades, exposições, vernissages, cursos, optativas, eletivas, TG's. Aproveitam cada aula, cada trabalho, cada texto, por mais chato que seja é uma experiência que não volta mais. Comprem livros, peguem livros, pesquisem, entrem em sites, a criatividade de vocês vai aflorar e isso é valioso. Pra vocês licenciados, vai ser dificil (pra não dizer foda) mas em último caso (último caso, ressaltando) migrem para bacharelado. Para vocês bacharéis, corram atrás porque nada nessa área cairá de bandeja.
Não deixem para aproveitar tudo que a Universidade proporciona só no 3º ou 4º ano, tarde demais. Incluindo o RU, rs.


Por fim, esse blog servirá para vocês, calouros, nós veteranos, estudantes de artes e outros. Servirá para nos aproximar, para nos informar e para nos divertir. Sintam-se a vontade para comentar, mandar sujestões de postagens (sites, artistas, exposições, seus trabalhos, etc).

E não esqueçam calouros, "quem não é visto, não é lembrado".
Sejam bem-vindos!


Postagem: Fer Maria e Fer de Oliveira. 

3 comentários:

  1. Ahh que bom poder ler isso... Estava pensando que saíriamos no sinal de novo (brincadeirinha)...
    Mas enfim, Pelo visto será uma jornada bastante divertida... Sucesso pra vocês também.. afinal, isso se torna uma via de mão dupla ;)

    ResponderExcluir
  2. e quem disse que não sairão no sinal de novo?

    ResponderExcluir
  3. Ih gente, depois do carnaval tem pedágio de volta, querem moleza? Váo fazer artes an tuiti!

    brinks!

    Adorei o post meninas, está primoroso, bem escrito e super verdadeiro.
    Continuem assim!

    ResponderExcluir