domingo, 27 de março de 2011

Inspirando a alma, parte I

Olá calouros(e veteranos) estou aqui pra tentar auxiliar num problema com o qual convivemos diariamente em nossas vidas de acadêmicos de arte: a inspiração na hora de realizar um trabalho.
Pelo dicionario, inspiração é o processo de sugar o ar para dentro do organismo, para depois liberá-lo para fora do corpo através da expiração. Metaforicamente, você inspira conteúdo pra expirar resultado.

Por isso fiz uma seleção de artistas, separados por linguagem e por estilo, para um auxiliozinho na hora de realizar esses trabalhos diários, projetos ou até mesmo por diversão.

Nesse post trataremos sobre o desenho.

Desenho é a arte de transpassar para uma superfície(geralmente papel) imagens e criações do seu imaginário, através de instrumentos, o qual é constituído por linhas, pontos, formas, etc. Vocês devem saber muito bem o que é desenho, mas estou aqui pra especificar tudo, entaaao...

Existem várias dessas criações, em que o ESTILO do artista é reconhecido logo quando vê-se seu trabalho, pode ser humorístico, dramático, impressionista, etc. E a técnica que lhe é empregada faz parte desse pacote chamado estilo, seja hiper-realista, abstrato, figurativo, etc.

Alguns estilos transpassam mensagens super importantes para o nosso cotidiano, é papel dos artistas tentar “incomodar” a sociedade, perturbar um pouquinho o cotidiano, a rotina das pessoas, e fazê-las terem uma inspiração, iluminação...

Há artistas que querem revolucionar, logo de cara, a normalização da mente senso-comum!Por exemplo o artista Gil Vicente, entusiasta da cultura brasileira e um serial killer por tabela, super politizado e muito talentoso:



 



Ele não possui um site próprio, mas você acha facinho no google!
Sua técnica remete à rigidez, grosseria, sem importar-se com a estética do traço, mas sim com a mensagem que passa a imagem. Traços simples, rápidos e autoexplicativos.

Tem artistas que simplesmente humilham por dominar a técnica hiper-realista.
Tipo a Minni Havas, brilhantíssima dominadora do lápiz e papel


 




















 
















































 Confira o site e inspire-se!
http://www.minnihavas.fi/

outros sites com artistas de hiper-realismo
http://www.juanfranciscocasas.com/index2.aspx > incríveis desenhos com caneta bic!



(continua...)
Texto e imagens enviadas por Maçã.

6 comentários:

  1. devia ter um ícone curtir nos posts!

    ResponderExcluir
  2. Devia ter um ícone curtir mesmo!

    Adorei Maçã, quero ver o de pintura, ilustração, fotografia...

    (:

    ResponderExcluir
  3. isso aí, vamô ajudar a ferzinha aqui com posts com informações mais artísticas.

    ResponderExcluir
  4. sim! vai ter a continuação desse post, falta mais dois ou tres gêneros, e quero fazer o de pintura ou fotografia pra semana que vem, esse domingo!

    ResponderExcluir