quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Os Caprichos de Goya"

Nesta quinta feira, 26/01/2012, abre no MON às 19h a exposição "Os Caprichos de Goya", que mostra 80 gravuras da série "Os Caprichos" - do mestre espanhol. As gravuras desta exposição foram feitas entre os anos 1797-1799, a partir das técnicas de água forte, água tinta e ponta seca. http://www.museuoscarniemeyer.org.br/goyaentrada_janeiro2012.html


GOYA

       Francisco Goya nasceu em 1746 - na Espanha. É considerado por muitos o mais importante artista espanhol do fim do século XVIII e inicio do XIX, seu talento foi reconhecido ainda em vida, tanto é que obteve e manteve o patrocínio da nobreza e realeza. Os primeiros trabalhos da carreira deste artista são leves e alegres, celebram intensamente os espanhóis em seus momentos descontraídos, refletindo a esperança da época, retomando o estilo rococó. 
    Os retratos que Goya fez sob encomenda da aristocracia são sensíveis e extravagantes que, como suas pinceladas rápidas e amplas atestavam a riqueza e o poder de seus modelos, assim como seu estado de espírito. Nos anos das guerras revolucionárias francesas Goya viajou para Andaluzia e contraiu várias doenças que o deixaram surdo. Em 1793 Goya volta para Madri, sendo  esta a época que seu trabalho se tornou muito mais sombrio.
       A série "Os Caprichos" assim como "Os desastres da guerra"é uma mostra das brutalidades do terror do seu tempo. Embora as água-fortes de Goya sigam a tradição barroca de contraste dramático entre luz e sombra, elas exibem um ar moderno graças ao tratamento único dado as composições. - 501 Grandes Artistas, Stephen Farthing, pag 164-166.

"Tive três mestres: a natureza, Velázquez e Rembrandt" Goya.

ps. vale a pena assistir o filme "As Sombras de Goya"

2 comentários: